Realizada de 29 de julho a 6 de agosto de 1995, a 7ª Expolucas não teve grandes shows nacionais, mas contou com uma diversificada programação, rica em atrações esportivas e culturais, além de palestras e seminários que debateram alternativas para o desenvolvimento regional.
Na época, não existiam feiras de tecnologia e negócios no município – como o Show Safra – e a Expolucas era a grande “sementeira” de onde brotavam ideias e embriões de projetos que apontavam caminhos para o desenvolvimento sustentável.
Além de palco para os festejos de aniversário da cidade, a Expolucas caracterizava-se como espaço de debate de grandes questões regionais, de difusão das potencialidades do município e região e da busca de soluções para demandas econômicas e sociais.
Dentre as várias atrações que marcaram a Expolucas de 30 anos atrás, destacam-se: II Copa Médio-Norte de BMX, passeio ciclístico, feira do livro, mostra de fotografias e documentos históricos do município, rodeio, provas de laço, baliza e tambor, corrida de cavalos, provas de mountain bike, bicicross, futeboi e leilões de elite também tiveram espaço garantido. No tocante ao esporte, a Expolucas de 1995 foi marcada também pelo início da quinta edição dos Jogos Estudantis do Vale do Verde.
Temas como fruticultura, piscicultura, orientações trabalhistas rurais, pecuária de corte, leite e confinamento fizeram parte do Circuito de Palestras daquela edição, que contou ainda com o 1º Seminário Estadual de Manejo e Conservação do Solo.
Baile no CTG Sentinela da Tradição, missa campal em ação de graças, culto ecumênico, alvorada festiva, mateada na Praça dos Migrantes, show Valores da Terra e show de prêmios com sorteio de carro, moto, televisores e antena parabólica completaram a programação da 7ª Expolucas.
O ano de 1995 foi marcado por uma grande crise econômica no Brasil e o setor agrícola foi um dos mais atingidos. Aproveitando o espaço de evidência da Expolucas, agricultores realizaram protesto em que demonstraram preocupação com a crise e se manifestaram também contra a ausência das empresas do agronegócio na Expolucas daquele ano.