A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) está com inscrições abertas para o curso superior de Tecnologia em Agrocomputação, na modalidade Turma Fora de Sede. Viabilizado por meio de parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a instituição de ensino superior, o curso conta com 50 vagas e será ministrado presencialmente, na Escola Municipal Olavo Bilac.
Os interessados podem se inscrever por meio do endereço eletrônico (vestibular.unemat.br) até o dia 7 de julho.
“Honrando nosso compromisso com a educação pública de nível superior, trouxemos para Lucas do Rio Verde, em parceria com a Unemat, o curso de Tecnologia em Agrocomputação, alinhado à vocação do nosso município e de toda a região”, anunciou o prefeito Miguel Vaz, que recebeu, na manhã desta segunda-feira, 16, o diretor do campus da Unemat/Sinop, Júlio Benatti, e o coordenador do curso, Benevid Félix da Silva.
“Aproveito para agradecer à Unemat por essa importante e sólida parceria, que esperamos continuar fortalecendo nos próximos anos”, completou Miguel Vaz.
“Ofertar esse curso é oportunizar aos nossos jovens a ampliação de seus conhecimentos e capacitá-los para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho com as pessoas que vêm de fora. Especialmente, porque o curso é voltado para o agronegócio, que é umas das principais atividades econômicas do município”, sublinha a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
O curso superior de Tecnologia em Agrocomputação tem como objetivo formar profissionais que atuarão com o emprego das tecnologias da informação nas organizações, aptos a produzir e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na área de computação aplicada ao agronegócio.
“Esse curso é estruturado em quatro eixos principais: um fortemente ligado ao agronegócio, computação, tecnologia e inovação. Além disso, o curso também aborda a área de negócios e empreendedorismo, permitindo que o aluno atue tanto na prática profissional quanto como empreendedor, desenvolvendo soluções inovadoras para o agronegócio”, explica o diretor da unidade da Unemat de Sinop, Júlio Benatti.
Processo Seletivo
Pode concorrer às vagas qualquer cidadão que possuir Certificado de Conclusão do Ensino Médio emitido por instituições brasileiras reconhecidas, ou estrangeiras quando revalidados no Brasil.
Do total de 50 vagas ofertadas, 60% são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente (1º, 2º e 3º anos) o Ensino Médio em escolas públicas. Estas também abrangem aqueles que se autodeclaram negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD).
O valor da taxa de inscrição é de é R$60,00 e deve ser pago até o dia 8 de julho. A solicitação de inscrição gratuita deve ser realizada por meio do endereço eletrônico vestibular.unemat.br até o dia 23 de junho.
Documentação
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar todas informações solicitadas e anexar os seguintes documentos: • Documento Oficial de Identificação com foto (frente e verso); • Histórico Escolar do Ensino Médio completo (1º ao 3º ano), frente e verso, em formato PDF legível, assinado e carimbado pelo diretor ou secretário da escola; • Certificado de Conclusão do Ensino Médio (frente e verso) em formato PDF; • Foto do candidato, conforme especificado no edital; • Documentos da cota, quando existir, conforme a opção do candidato, anexos ao edital.
O processo seletivo será realizado por meio da análise do Histórico Escolar do Ensino Médio ou Documento Oficial Equivalente.
O Edital nº003/2025 completo e as demais informações sobre o processo seletivo podem ser acessados por meio do endereço eletrônico vestibular.unemat.br.
(Com Ascom Prefeitura)


























