ENEM 2025

Inscrições começam em 26 de maio e encerram em 6 de junho

Candidatos devem ficar atentos aos prazos do exame, que é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil e pode ser utilizado no Sisu, Prouni ou Fies
(Foto: Divulgação/MEC)

publicidade

Principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no país, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 estará com inscrições abertas no período de 26 de maio a 6 de junho. Já as provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.

O anúncio das datas foi feito pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na sexta-feira, 9 de maio. A pasta prevê que o edital com as regras do Enem 2025 será publicado em breve no Diário Oficial da União com informações como as áreas de conhecimento do ensino médio avaliadas, normas para participação dos candidatos “treineiros”, o valor da taxa de inscrição e as formas de pagamento.

Anualmente, os editais do Enem ainda trazem orientações sobre como pedir atendimento especializado e/ou de recurso de acessibilidade; como pedir o tratamento pelo nome social registrado na Receita Federal. Essa possibilidade é destinada a pessoas que se identificam e querem ser reconhecidas socialmente conforme sua identidade de gênero.

Leia Também:  “Lembranças em Notas” é o novo espetáculo da Orquestra Sinfônica Jovem de Lucas do Rio Verde

Os interessados em se inscrever devem, antes, criar cadastro e senha de acesso para a Página do Participante, por meio do login único no endereço eletrônico de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Leia Também:  Governo e associação de produtores rebatem empresas europeias que interrompem compra de produção brasileira

(Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep)

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade