POLÍTICAS PÚBLICAS

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aprova 24 propostas para etapa estadual

Também foram eleitos dois delegados e os respectivos suplentes, que serão responsáveis por defender as propostas do município na conferência estadual
(Foto: Ascom Prefeitura)

publicidade

Com a participação de autoridades municipais, profissionais de assistência social e representantes dos clubes da terceira idade Alegria de Viver e De Bem com a Vida, aconteceu nesta terça-feira, 20, no Paço Municipal, a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Lucas do Rio Verde. Promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, a conferência reuniu cerca de 141 pessoas e resultou na aprovação de 24 propostas que serão levadas para a etapa estadual, prevista para agosto.

“Queremos construir políticas públicas voltadas às pessoas idosas na área da saúde, do bem-estar e da convivência, para que tenhamos uma sociedade justa, onde todos possam viver bem com qualidade de vida no nosso município”, sublinhou o prefeito Miguel Vaz.

A secretária de Assistência Social e Habitação e primeira-dama, Janice Ribeiro, destacou que a população idosa no Brasil já representa cerca de 15% da população total, isto é, aproximadamente 30 milhões de brasileiros. Dados como esse demonstram a importância do debate sobre os desafios relacionados à saúde, assistência social e direitos dos idosos, além dos impactos na economia e no mercado de trabalho.

Leia Também:  Com estrutura readequada, UBS Alvorada volta a atender a população

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoas Idosa, Antônio Marcos Lopes de Oliveira, comemorou a participação ativa da comunidade idosa. “Foi surpreendente, pois conseguimos trazer mais pessoas do que esperado para participar, tornando o espaço ainda mais democrático. Ficamos comovidos em saber quão engajados os idosos estão na busca por mudanças e políticas públicas, e pela oportunidade de passar essas propostas para serem encaminhadas para aprovação na etapa estadual e nacional”.

Propostas

Dentre as propostas aprovadas em âmbito municipal estão: construção de um Centro de Especialidades em Saúde e Proteção à Pessoa Idosa, ampliação da Campanha de Destinação de Imposto de Renda para o Fundo do Idoso, e a criação de um Canal Digital de Denúncia e Orientação sobre Violência Contra a Pessoa Idosa no Aplicativo “Conecta Lucas”.

As propostas aprovadas seguirão para a etapa estadual, e depois, para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para o mês de novembro, podendo retornar para o município como políticas públicas.

Também foram eleitos dois delegados e os respectivos suplentes, que serão responsáveis por defender as propostas do município na conferência estadual.

Leia Também:  GAP e RAIO são formalizados em Lucas do Rio Verde

Tema

A edição deste ano tem como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. As discussões têm como base os cinco eixos temáticos da 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (Conadipi), que tratam do financiamento de políticas públicas, saúde, combate à violência e ao abandono, vida comunitária, além do fortalecimento da atuação dos Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa.

Conselheiro do Comdipi, Euclides Maranho, um dos delegados eleitos para representar o município na etapa estadual, reforçou a importância da participação da comunidade. “Essa conferência é o lugar ideal para que os idosos estejam presentes, reivindicando os seus anseios, as suas vontades e necessidades para que o município possa ser ajustado e adequado para que o idoso possa ter uma vida tranquila”.

(Com Ascom Prefeitura)

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade