OUTUBRO LITERÁRIO

OUTUBRO LITERÁRIO

Outubro se foi… Há, contudo, marcas, pegadas e lembranças que valem a pena ser registradas, independente do dia e do mês.
(Foto: Arquivo pessoal)

publicidade

Outubro se foi…

Sim, outubro se foi já tem quase uma semana!

Há, contudo, marcas, pegadas e lembranças que valem a pena ser registradas, independente do dia e do mês.

Outubro de 2025, em Lucas do Rio Verde, foi marcado por atividades que enalteceram a arte, os livros, a literatura, os escritores e seus escritos.

A Semana Literária deste ano, realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio e participação da Academia Luverdense de Letras (ALL), contou com rodas de conversa, encontro de escritores, contação de histórias, lançamentos de livros e encerramento de prêmio literário.

De 6 a 11 de outubro, o setor cultural – em especial o literário – de Lucas do Rio Verde, vivenciou uma semana recheada de atrações que deixaram gostinho de “quero mais”.

Para mim, o mês de outubro teve sabor especial. Na Semana Literária, encontrei espaço para lançar “Joaninha Fitinha”, meu primeiro livro voltado ao público infantil.

Sim, depois de tantos trabalhos jornalísticos – seis livros com biografias institucionais de cooperativas e empresas, além do livro “Lucas do Rio Verde 30 anos, uma construção coletiva – e uma gama de poemas, contos e crônicas publicada em antologias locais, estaduais e nacionais, ingressei também na seara da Literatura Infantil. E a experiência está sendo prazerosa!

Leia Também:  Proteção a crianças e adolescentes e investimentos em educação estão entre projetos aprovados

Outubro me foi particularmente especial também pela honrosa homenagem que me foi prestada pela Academia Luverdense de Letras, batizando seu 1º Prêmio Literário com meu nome. “Foram muitas emoções!”, como diria o ‘rei’ Roberto Carlos.

Em março deste ano, durante a cerimônia de lançamento do Prêmio, fui agraciada, pela ALL, com o título de “GUARDIÃ DA HISTÓRIA LUVERDENSE”. Em outubro, na cerimônia de premiação dos vencedores do concurso que colocou em destaque a Poesia e poetas mato-grossenses, as homenagens não permitiram que eu controlasse a emoção. Foi uma noite memorável, com a presença de meus pares da Academia, da minha família (com dois de meus netos falando como é ‘ser neto da dona Vera’) e de pessoas por quem nutro respeito, carinho e amizade, como as queridas Elaine Lovatel e Luciana Bauer, secretárias de Educação e de Cultura e Turismo, respectivamente. A participação dos poetas vencedores do 1º Prêmio Literário da Academia Luverdense de Letras ajudou a tornar o evento memorável.

Mas outubro não se resumiu à Semana Literária: foi um mês em que realizei incursões em escolas e instituições para apresentar “Joaninha Fitinha”. E em todos os lugares ela causa encantamento, por sua singeleza, e pelas lições de amor, amizade, cooperação e solidariedade que dão sabor à história da menina Maria Joana e sua boneca de pano.

Leia Também:  FOLIA DE VERSOS

Sim, outubro de 2025 deixou marcas, deixou pegadas, deixou lembranças…

E não poderia haver dia melhor para fazer estes registros do que este 5 de novembro – Dia Nacional da Cultura, data que nos remete ao nascimento de Rui Barbosa, o brasileiro (baiano), que exerceu com honradez e vigor as funções de jurista, político, diplomata, jornalista, constitucionalista e deixou um inegável legado à formação cultural e intelectual brasileira.

Viva Rui Barbosa!

Viva a Literatura!

Viva a Cultura Brasileira!

                   

             

         

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade