Com o objetivo de intensificar a fiscalização repressiva a condutores e veículos nas vias públicas da cidade, em resposta ao aumento no número de acidentes de trânsito, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, realizou a “Operação de Trânsito – Lei Seca”, desencadeada a partir de um levantamento da Guarda Civil Municipal (GCM) que identificou um cenário preocupante: de cada 10 veículos abordados, sete eram conduzidos por motoristas não habilitados.
Coordenada pela GCM, a ação foi realizada de 12 e 16 de junho, período em que foram abordados 480 veículos em pontos estratégicos da cidade, definidos com base em dados de acidentes e denúncias recorrentes. Conforme explica o comandante da GCM, Jota Lima, a fiscalização foi direcionada especialmente à condução sob efeito de álcool, à condução sem habilitação e a outras práticas que colocam em risco a segurança no trânsito.
Realizada principalmente no período noturno e planejada para coibir infrações, promover a segurança viária e preservar vidas, a ação resultou na aplicação de 105 autuações: 58 medidas administrativas e 47 por crimes de trânsito, com encaminhamento dos condutores à Delegacia, principalmente por dirigirem sob influência de álcool. A operação também resultou na remoção de 48 veículos ao pátio municipal, em razão de irregularidades como licenciamento vencido, ausência de equipamentos obrigatórios e indícios de adulterações.
Para o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha, o dados reforçam a importância da continuidade das ações de fiscalização no trânsito municipal. “Diversos condutores de veículos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária Civil, por estarem acima da dosagem mínima permitida através do Código de Trânsito Brasileiro, com a utilização do etilômetro. Mesmo com toda uma campanha realizada no Maio Amarelo pela Guarda Civil Municipal, nós estamos intensificando também na fiscalização. Foram constatadas várias situações atípicas que podem ser trabalhadas de maneira preventiva”, aponta.
Conforme o secretário, novas ações de fiscalização serão planejadas e executadas periodicamente, com o objetivo de reduzir acidentes e garantir um trânsito mais seguro para todos os luverdenses.
(Com Assessoria)
(Atualizada às 17h15)