A implantação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde está prevista para março de 2026 e marca um passo importante para o desenvolvimento educacional e social do município. A seleção para os primeiros cursos ofertados será feita por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por isso, os estudantes interessados em ingressar na universidade devem se atentar aos prazos e às regras do exame.
A proposta do campus inclui, inicialmente, quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês). A escolha dos cursos reflete o alinhamento com o perfil econômico da cidade e as demandas da população.
Enem 2025
As inscrições para o Enem 2025 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de junho, por meio da Página do Participante, no site oficial do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/). As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em todos os estados do Brasil.
O Enem é a principal via de acesso às instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Assim, para concorrer a uma vaga na UFMT em Lucas do Rio Verde em 2026, os candidatos deverão participar do Enem.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do Exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Orientações e dúvidas
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
O acesso é gratuito e pode auxiliar os participantes em todas as etapas, desde a inscrição até a consulta dos resultados. Acesse https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
(Com Ascom Prefeitura e MEC)