DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

Saúde amplia para 14 anos a faixa etária de vacinação contra a gripe

Além das crianças e adolescentes, gestantes, idosos, deficientes, pessoas com doenças crônicas e trabalhadores de vários setores também devem ser imunizados
(Foto: Divulgação/MS)

publicidade

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde ampliou para 14 anos a faixa etária do público-alvo da vacinação contra a gripe. A partir desta terça-feira, 27, todas as crianças e adolescentes com idades entre seis meses e 14 anos podem receber a vacina, que está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Além da ampliação da faixa etária, as gestantes, puérperas, idosos, deficientes, pessoas com doenças crônicas, indígenas e trabalhadores da saúde, educação, segurança, transporte e Correios também devem ser imunizados.

A supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Cláudia Engelmann, explica que essa é a faixa etária com maior incidência de doenças respiratórias (Síndrome Respiratória Aguda).

A vacina contra a gripe protege os pacientes contra as cepas circulantes da Influenza A, H1N1 e H3N2 e Influenza B. O objetivo é evitar as internações e até mesmo, os óbitos, entre as pessoas mais vulneráveis.

“Estamos no período sazonal da gripe, com a circulação dos vírus e a vacina pode evitar o agravamento das doenças, principalmente, entre as pessoas que fazem parte do grupo prioritário”, ressalta a supervisora.

Leia Também:  UBSs Bandeirantes e Jardim Primaveras estarão abertas sábado

A vacinação contra a gripe teve início em abril. A meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, para Lucas do Rio Verde, é vacinar pouco mais de 20 mil pessoas. Até o momento, foram vacinadas 5.613 pessoas.

Segundo a supervisora, o município tem buscado alternativas para facilitar o acesso das pessoas que trabalham durante o dia, com a abertura das unidades aos sábados e em horários especiais.

“Não tem desculpa para não se vacinar. Nós estamos fazendo a nossa parte, agora é preciso que a população se conscientize sobre a importância da vacina e procure as unidades para ser imunizado”.

Para vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação, carteira de vacinação e comprovante de prioridade.

Horário de funcionamento

UBSs Bandeirantes e Jardim Amazônia – de segunda a sexta, das 7h às 18h

UBS Tessele Junior – de segunda a sexta, das 7h às 19h e nos fins de semana, das 13h às 18h

E as demais, de segunda a sexta, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.

(Fonte: Ascom Prefeitura)

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade