Neste sábado, 13 de julho, celebra-se o Dia Mundial do Rock, e Lucas do Rio Verde terá mais uma edição do Dia do Rock Festival, idealizado e realizado há quase uma década por amantes e apreciadores deste gênero musical mundialmente reconhecido.
A 9ª edição do Dia do Rock Festival será realizada na Praça dos Migrantes, no centro da cidade, e tem a participação confirmada de seis bandas: Atemporal, Maverick 163, Dr Jones, Sandinara, Stand By e Jam Rock.
Neste ano, a festa, que é aberta a toda população, começa às 17 horas. A exemplo do ano passado, o público contará com praça de alimentação, onde poderá adquirir bebidas, hambúrguer, cachorro-quente, espetinho, pastel e churros.
EcoRock
Deixar o local do evento limpo após a festa é um dos desafios que os organizadores lançam anualmente aos roqueiros e ao público em geral.
Por meio do EcoRock – Tocando Consciências, os organizadores incentivam os participantes a depositarem o lixo nas lixeiras disponibilizadas no espaço do evento, a fim de deixar o local limpo ao final dos shows.
Realização
O Dia do Rock Festival é uma realização da banda Estaca Zero, Tribu’s Moto Club, Secretaria de Cultura e Turismo e Prefeitura de Lucas do Rio Verde.
A iniciativa tem ainda o incentivo das seguintes empresas: Novo Tempo, Quality Agro, Show Raízes, Socorrito Clínica Pediátrica, Agro Baggio, Brokes, Agroeste, Maestria, Wizard, Agro Imóveis e Vox2You. Conta também com o apoio da Agro FM, SBT Lucas, Hotel Mandino e Folha Verde.
Origem do Dia Mundial do Rock
Em 13 de julho de 1985, aconteceu o Live Aid, transmitido ao vivo, pela BBC, para mais de 1,5 bilhão de espectadores, com shows simultâneos em Londres (Inglaterra) e na Filadélfia (Estados Unidos).
Considerado um dos maiores festivais de rock de todos os tempos, o evento tinha como objetivo acabar com a fome na Etiópia, e contou com as maiores bandas de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton, Black Sabbath.
Na ocasião, Phil Collins, que se apresentou nos dois países, no mesmo dia, declarou que aquele evento era tão importante e tão único na história da música que deveria ficar marcado como o “Dia Mundial do Rock”.
Desde 1990, a data é reconhecida no calendário do Brasil, que é o 13º país que mais escuta rock no mundo, segundo pesquisa do Spotify. Assim, o 13 de julho é festejado no país todo como o Dia Mundial do Rock.