“Sem dúvida, é uma demanda já antiga, e na região já cabe um bom campus da UFMT”, reconheceu o ministro da Educação, Camilo Santana, ao destacar que “Lucas do Rio Verde é uma cidade que tem um crescimento econômico e populacional muito forte e que a demanda por ensino superior público é fundamental.
Camilo Santana recebeu o prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito, Joci Piccini, e a secretária de Educação, Elaine Lovatel, na tarde desta segunda-feira, 3. Acompanhadas pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, senador Wellington Fagundes, reitora da UFMT, Marluce Souza e Silva, pró-reitora Luciane Gomes, diretora executiva administrativa, financeira e de fiscalização da Conab, Rosa Neide, as autoridades luverdenses foram a Brasília para reforçar ao ministro da Educação a necessidade de criação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) no município, que já tem parecer favorável da secretaria do MEC.
“Já tem toda uma avaliação técnica da universidade, da secretaria de educação superior favorável à criação da extensão desse campus. A própria bancada de senadores e a bancada federal de Mato Grosso está à disposição para ajudar também na infraestrutura do novo campus, então, vamos agora fazer toda uma discussão e conversar com o presidente. Nós vamos trabalhar para realizar essa expectativa grande”, declarou Camilo Santana ao realçar o fato de o município já possuir o terreno para construção e já ter apresentado ao MEC o projeto pedagógico orçamentário. “Enfim, vamos trabalhar para dar certo”, garantiu o ministro.
O prefeito Miguel Vaz se mostrou otimista com o avanço das tratativas. “Muitos trabalhos e discussões ainda, mas estamos muito otimistas com relação ao nosso sonho, que é a implantação da UFMT em Lucas”.
A reunião com Camilo Santana foi articulada pelo prefeito Miguel Vaz e pelo vice Joci Piccini junto ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, reforçando a importância do projeto para o desenvolvimento educacional e econômico do município. “Agradeço ao ministro Fávaro por ter articulado esta reunião e por apoiar a criação da UFMT em Lucas do Rio Verde”, sublinhou o prefeito.
Com o apoio político e institucional, o objetivo é garantir que o MEC avance nos trâmites necessários para a implantação do campus da universidade em Lucas do Rio Verde.
“Os últimos passos estão sendo tomados e o nosso sonho da UFMT em Lucas está mais próximo do que a gente possa prever. Sempre com muita cautela, e esse presente vai chegar para a nossa comunidade”, aponta o ministro Carlos Fávaro.
(Com Assessoria)