Conquistas recentes e pautas estratégicas para o agronegócio de Mato Grosso estiveram na pauta da reunião do Fórum MT, realizada na terça-feira, 19, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).
Representando a Famato, o 2º vice-presidente, Amarildo Merotti, compartilhou com os participantes a conquista alcançada na segunda-feira, 18, quando o governador Mauro Mendes acatou proposta construída junto ao setor produtivo que prevê a redução de 30% na cobrança do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) sobre o abate de fêmeas bovinas. “A medida será votada pela Assembleia Legislativa nas próximas sessões e representa um avanço importante na defesa da pecuária mato-grossense”, apontou.
O projeto de lei do Passaporte Verde, que busca fortalecer a sustentabilidade e a regularização ambiental da cadeia produtiva da carne no estado também esteve na pauta dos líderes do agronegócio mato-grossense. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) que trata do distanciamento para pulverização de defensivos agrícolas, a situação do Cadastro Ambiental Rural (CAR 2.0) em Mato Grosso e outros temas gerais relacionados ao setor também foram debatidos.
Em um segundo momento da reunião, o Fórum Agro MT receber a Frente Parlamentar da Agropecuária de Mato Grosso (FPA-MT), com quem tratou de assuntos como o posicionamento da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sobre o CAR 2.0 e as discussões em torno da lei nacional do licenciamento ambiental.
O Fórum Agro MT reúne as principais entidades do setor produtivo do estado, dentre elas a Famato, Acrimat, Acrismat, Aprosmat, Ampa, Aprofir e Sistema OCB-MT.
(Informações: Assessoria Famato)