HOSPITAL SÃO LUCAS

Inauguração da Hemodinâmica fortalece oferta de atendimentos de média e alta complexidade

Entregue nesta quinta-feira, 26, nova ala presta homenagem ao Dr. Ir. Nelso Antonio Bordignon
Autoridades participam de inauguração da nova ala (Foto: Ascom Prefeitura)

publicidade

“Essa obra começou já faz uns três anos. Arrumando um pouco de dinheirinho aqui, um pouco de dinheirinho dali, de cá. São R$ 20 milhões, arrecadados junto da comunidade de Lucas do Rio Verde. E a função do Hospital São Lucas é servir, servir sempre, servir da melhor maneira possível”, frisou o presidente da Fundação Luverdense de Saúde e ex-prefeito de Lucas do RioVerde, Marino Franz, ao destacar o esforço coletivo – característico do povo luverdense – que tornou possível a construção e instalação da Ala Dr. Ir. Nelso Antonio Bordignon no Hospital São Lucas.

Novos equipamentos e UTIs representam avanço para a saúde na região (Foto: Ascom Prefeitura)

Inaugurada nesta quinta-feira, 26, a nova estrutura contempla a Unidade de Hemodinâmica, uma sala cirúrgica, uma estação de tratamento de esgoto e 14 novos leitos de UTI, sendo 10 adultos e 4 semi-intensivos, e vem fortalecer a oferta de atendimentos de média e alta complexidade, principalmente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que representam cerca de 85% dos atendimentos realizados pelo Hospital São Lucas, segundo a Fundação Luverdense de Saúde.

Leia Também:  Atender as demandas do crescimento populacional é um grande desafio, diz Miguel Vaz

“Sem dúvida é um ganho muito grande para a saúde pública do município. O Hospital São Lucas é um hospital filantrópico, portanto é de toda a sociedade. E a população de Lucas do Rio Verde é a maior beneficiada desse investimento”, sublinhou o prefeito Miguel Vaz.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, que é médica, ressaltou a importância da hemodinâmica para salvar vidas. “Com esse serviço implantado aqui, a chance de sobrevida de um paciente que chega em situação de infarto é muito maior. Estamos entregando mais 10 leitos de UTI adulto e quatro semi-intensivas. O Município vai também fazer um aporte financeiro para a manutenção desses leitos, junto com o Estado.”

Diretora do Escritório Regional de Saúde em Sinop, Elaine Alves representou o Governo de Mato Grosso e destacou a relevância da parceria. “O Governo do Estado tem trabalhado junto aos municípios e junto a toda regional para melhorar o acesso à população. A hemodinâmica é uma realidade que nós precisamos, assim como os leitos de UTI.”

Nelso Antonio Bordignon

Leia Também:  BR-163 terá tráfego liberado em pista dupla a partir deste domingo

Natural de Concórdia (SC), Nelso Antonio Bordignon é Membro da Congregação dos Irmãos Lassalistas Província Lassalista Brasil – Chile, desde 1966. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), chegou em Lucas do Rio Verde em janeiro de 2008 para assumir a função de Diretor Geral da Faculdade La Salle, quando a Sociedade Porvir Científico – Mantenedora da Rede La Salle, assumiu a UNIVERDE.

(Foto: Arqui FV)

Irmão Nelso deixou a função de Diretor Geral da Faculdade La Salle de Lucas do Rio Verde no dia 18 de janeiro de 2019. Nos 11 anos em que permaneceu em Lucas do Rio Verde, sempre teve participação muito ativa em conselho da comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do município e região. De 2013 a 2017, presidiu o Conselho Deliberativo da Fundação Luverdense de Saúde. Em julho de 2017, foi eleito Diretor Executivo da Fundação Luverdense de Saúde, cargo que exerceu até 2018.

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade