O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta segunda-feira, 27, o período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Os estudantes podem se inscrever até o dia 7 de junho.
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela Página do Participante, no site do Inep e têm taxa de R$ 85. O valor pode ser pago até 12 de junho por meio de PIX, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança, como também por meio de boleto bancário.
Estudantes do último ano do Ensino Médio de escolas públicas, assim como aqueles que já completaram todo o Ensino Médio em escola pública, além de bolsistas integrais de escolas particulares e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica com registro no CadÚnico têm direito à isenção da taxa de inscrição.
Os resultados das solicitações de isenção, assim como dos recursos que tratam das justificativas de ausência no Enem 2023, para candidatos que estavam isentos da taxa e faltaram às provas, estão disponíveis na Página do Participante.
Provas
O Inep aplicará as provas em 3 e 10 de novembro, nas 27 unidades da Federação, com questões de múltipla escolha e uma redação. No momento da inscrição, o estudante deverá escolher entre o inglês e o espanhol para a prova de língua estrangeira.
Em Mato Grosso, mais de 36,8 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, que estão concluindo o Ensino Médio na modalidade regular ou Educação de Jovens e Adultos, estão aptos a realizar a prova.
Os estudantes que não concluíram o ensino médio também podem participar na condição de treineiros, para autoavaliação nos anos anteriores ao término da educação básica.
Nome social
Segundo o Inep, não será necessário enviar documentos comprobatórios, no que se refere ao nome social, no momento da inscrição. Travestis, transexuais ou transgêneros receberão esse tratamento automaticamente, de acordo com os dados cadastrados na Receita Federal. Nesse contexto, antes de se inscrever, o participante deverá verificar as informações pessoais, junto à Receita e, se for o caso, atualizá-las.
Orientações
O portal do Inep conta com uma página em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes do Enem. Há também uma seção destinada às perguntas frequentes sobre o exame. Com isso, os interessados podem conferir os questionamentos mais comuns e os respectivos esclarecimentos.
O Exame
Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e também é a principal porta de entrada para a educação superior no país. Os resultados da avaliação podem ser usados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Também são aceitos em instituições privadas e de outros países de língua portuguesa que tenham acordo com o Brasil. (Com informações Inep e Secom-MT)