SEGURANÇA DIGITAL

Cooperativas de crédito lançam campanha contra golpes digitais

A iniciativa, intitulada Juntos por mais segurança digital, foi apresentada no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito em Belo Horizonte

publicidade

Diante do aumento de golpes e fraudes financeiras no Brasil, as cooperativas de crédito, em parceria com o Sistema OCB e a Câmara Temática de Crédito, lançaram a campanha #CliqueConsciente. A iniciativa, intitulada Juntos por mais segurança digital, foi apresentada no dia 08 de agosto, durante o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), em Belo Horizonte. O evento reuniu mais de 5 mil participantes para debater o futuro do segmento cooperativista no país.

Segundo estudo da ClearSale, empresa especializada em inteligência de dados para a previsão de crimes financeiros, o Brasil contabilizou mais de 1 milhão de tentativas de fraude apenas na primeira metade de 2024. Os ataques resultaram em um prejuízo de R$ 1,2 bilhão, com uma tentativa de golpe ocorrendo a cada 3,2 segundos. Com esse panorama, a #CliqueConsciente surgiu como uma resposta para educar os cooperados sobre segurança digital.

A campanha está sendo desenvolvida em três etapas: prevenção, detecção e ação. A primeira aborda medidas proativas para evitar golpes e fraudes, enquanto a segunda ensina a identificar rapidamente atividades suspeitas. Por fim, a etapa de ação fornece orientações sobre como reagir de forma eficaz caso uma fraude seja identificada.

Leia Também:  Dia C Regionalizado impacta mais de 10 mil pessoas e encerra turnê em 11 cidades de Mato Grosso

A intercooperação é o ponto mais importante da #CliqueConsciente, já que as cooperativas de crédito Cresol, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos, Credsis, Uniprime, Cooperforte, CrediBRF, Sisprime, Barrracred e Credicoamo estão unidas para criar uma rede de segurança robusta no combate a esses crimes. “Todo o time vai trabalhar de forma conjunta para garantir que nossos cooperados percebam o empenho das cooperativas em reduzir fraudes e riscos online”, afirma Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB.

Para Fábio Fekete de Noronha, da superintendência de Segurança Corporativa do Centro Administrativo Sicredi, de Porto Alegre, complementa. “Temos que aculturar, cada vez mais, os nossos cooperados para lidarem de forma segura com o mundo digital, sendo capazes de entender qual o papel da instituição financeira, como fazer um bom uso dos recursos de segurança e, principalmente, identificar uma situação suspeita que pode culminar em fraude ou golpe”, disse.

A divulgação da campanha acontece até janeiro de 2025, por meio de diversos canais, como redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing e e-books.

Leia Também:  Campanha reforça que o cooperativismo é um bom negócio

(Fonte: Assessoria de imprensa Sistema OCB)

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade