AGRICULTURA FAMILIAR

Campo 360 e fórum realçam desenvolvimento do setor

O potencial, desafios e oportunidades para agricultores familiares também ganha destaque no Show Safra Mato Grosso dedica espaço de destaque. Evento contou com lançamento do selo de rastreabilidade de produtos.
(Foto: Ascom Prefeitura)

publicidade

Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde e região marcaram presença no 8º Fórum da Agricultura Familiar, realizado na manhã desta sexta-feira, 28, durante o Show Safra Mato Grosso 2025.

Realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o evento contou com o lançamento oficial do Selo SIM, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires, e também do selo de rastreabilidade da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde.

Conforme explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, o selo de rastreabilidade vai permitir ao consumidor saber, por meio de um QR Code, identificar a propriedade, localização e como o produto da agricultura familiar foi cultivado.

“Esse projeto surgiu em parceria com o Sebrae, através do programa Cidades Empreendedoras, e o objetivo principal é trazer mais identidade, personalidade para os produtos da agricultura familiar. Com isso, vamos movimentar mais essa cadeia, trazendo mais força para esse importante segmento”, salienta Palis.

A programação do fórum contemplou duas palestras voltadas para o agricultor familiar, uma delas com o tema “Impactos econômicos da industrialização, desafios e oportunidades” e a outra com o tema “História e perspectivas de mercado do café”.

Durante o evento, também foram entregues os três primeiros selos do Sim Consorciado, que vai permitir que os produtos da agricultura familiar de 16 municípios sejam comercializados na região.

Leia Também:  Prefeitura e universidade alinham próximos passos para implantação e construção do campus

“Tivemos casa cheia no 8º Fórum da Agricultura Familiar no Show Safra Mato Grosso, com a participação de vários municípios da região, prefeitos, vice-prefeitos, secretários, lideranças, produtores, e pequenos produtores da agricultura familiar para esse importante momento, com a entrega do selo Sim Consorciado e o lançamento do nosso Selo de rastreabilidade”, comemorou o prefeito Miguel Vaz.

Representando o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires, o vice-presidente do Cidesa, prefeito de Ipiranga do Norte, Juliano Berticeli destacou o fortalecimento do consórcio com a entrega dos primeiros selos. “Esse foi o primeiro passo e com isso vamos nos fortalecer e crescer. Essa entrega vai trazer muito mais pessoas para participar e acreditar nesse projeto”, acredita.

Campo 360

Com um espaço exclusivo dentro do Show Safra Mato Grosso 2025, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde reforça sua atuação no setor agrícola e ambiental. Entre as principais atrações, o Campo 360 se destaca como um projeto inovador, consolidado desde sua criação em 2023. Desenvolvido em parceria com a Fundação Rio Verde e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o projeto oferece suporte técnico e amplia as opções de cultivo para os pequenos produtores.

(Foto: Ascom Prefeitura)

No espaço dedicado ao Campo 360, os visitantes do Show Safra Mato Grosso tiveram acesso a variedades de olericultura, fruticultura e cafeicultura, explorando alternativas viáveis para suas propriedades. A iniciativa tem como objetivo traduzir em prática os estudos, pesquisas e análises de viabilidade econômica para a agricultura familiar, promovendo experimentos que auxiliam no desenvolvimento sustentável do setor.

Leia Também:  Sarau Brasil Sertanejo será atração desta quinta-feira no Paço Municipal

“Uma das grandes novidades deste ano é a demonstração de novas potencialidades para a agricultura familiar. Apresentamos culturas como o amendoim, cenoura, café consorciado, milho doce e banana da terra anã, que podem ser excelentes opções para diversificação e rentabilidade no campo. Nosso espaço foi planejado para ser um ambiente de troca de conhecimento, inovação e suporte aos pequenos produtores”, ressalta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis

Workshops e Experiências Imersivas

Além da exposição de culturas, o estande da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ofereceu workshops diários com especialistas e profissionais compartilhando conhecimento sobre temas como: Cultura do Amendoim, Momento Mulher, Financiamento Agro Familiar, Apicultura, Cafeicultura.

(Foto: Ascom Prefeitura)

Os visitantes também puderem conferir exposições especiais, como um apiário de vidro, demonstrando o processo de produção de mel, e aquários com a fauna nativa da região, proporcionando um olhar mais profundo sobre a biodiversidade local.

Além do Campo 360, a agricultura familiar de Lucas do Rio Verde marcou presença no Show Safra com uma feira de comercialização, espaço dedicado à venda direta de produtos do setor, incluindo embutidos, sucos e frutas, fortalecendo o comércio local e incentivando o consumo sustentável.

(Com Ascom Prefeitura)

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade