Agricultores familiares de Lucas do Rio Verde e região marcaram presença no 8º Fórum da Agricultura Familiar, realizado na manhã desta sexta-feira, 28, durante o Show Safra Mato Grosso 2025.
Realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o evento contou com o lançamento oficial do Selo SIM, do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires, e também do selo de rastreabilidade da agricultura familiar de Lucas do Rio Verde.
Conforme explica o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, o selo de rastreabilidade vai permitir ao consumidor saber, por meio de um QR Code, identificar a propriedade, localização e como o produto da agricultura familiar foi cultivado.
“Esse projeto surgiu em parceria com o Sebrae, através do programa Cidades Empreendedoras, e o objetivo principal é trazer mais identidade, personalidade para os produtos da agricultura familiar. Com isso, vamos movimentar mais essa cadeia, trazendo mais força para esse importante segmento”, salienta Palis.
A programação do fórum contemplou duas palestras voltadas para o agricultor familiar, uma delas com o tema “Impactos econômicos da industrialização, desafios e oportunidades” e a outra com o tema “História e perspectivas de mercado do café”.
Durante o evento, também foram entregues os três primeiros selos do Sim Consorciado, que vai permitir que os produtos da agricultura familiar de 16 municípios sejam comercializados na região.
“Tivemos casa cheia no 8º Fórum da Agricultura Familiar no Show Safra Mato Grosso, com a participação de vários municípios da região, prefeitos, vice-prefeitos, secretários, lideranças, produtores, e pequenos produtores da agricultura familiar para esse importante momento, com a entrega do selo Sim Consorciado e o lançamento do nosso Selo de rastreabilidade”, comemorou o prefeito Miguel Vaz.
Representando o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires, o vice-presidente do Cidesa, prefeito de Ipiranga do Norte, Juliano Berticeli destacou o fortalecimento do consórcio com a entrega dos primeiros selos. “Esse foi o primeiro passo e com isso vamos nos fortalecer e crescer. Essa entrega vai trazer muito mais pessoas para participar e acreditar nesse projeto”, acredita.
Campo 360
Com um espaço exclusivo dentro do Show Safra Mato Grosso 2025, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde reforça sua atuação no setor agrícola e ambiental. Entre as principais atrações, o Campo 360 se destaca como um projeto inovador, consolidado desde sua criação em 2023. Desenvolvido em parceria com a Fundação Rio Verde e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o projeto oferece suporte técnico e amplia as opções de cultivo para os pequenos produtores.

No espaço dedicado ao Campo 360, os visitantes do Show Safra Mato Grosso tiveram acesso a variedades de olericultura, fruticultura e cafeicultura, explorando alternativas viáveis para suas propriedades. A iniciativa tem como objetivo traduzir em prática os estudos, pesquisas e análises de viabilidade econômica para a agricultura familiar, promovendo experimentos que auxiliam no desenvolvimento sustentável do setor.
“Uma das grandes novidades deste ano é a demonstração de novas potencialidades para a agricultura familiar. Apresentamos culturas como o amendoim, cenoura, café consorciado, milho doce e banana da terra anã, que podem ser excelentes opções para diversificação e rentabilidade no campo. Nosso espaço foi planejado para ser um ambiente de troca de conhecimento, inovação e suporte aos pequenos produtores”, ressalta o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis
Workshops e Experiências Imersivas
Além da exposição de culturas, o estande da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente ofereceu workshops diários com especialistas e profissionais compartilhando conhecimento sobre temas como: Cultura do Amendoim, Momento Mulher, Financiamento Agro Familiar, Apicultura, Cafeicultura.

Os visitantes também puderem conferir exposições especiais, como um apiário de vidro, demonstrando o processo de produção de mel, e aquários com a fauna nativa da região, proporcionando um olhar mais profundo sobre a biodiversidade local.
Além do Campo 360, a agricultura familiar de Lucas do Rio Verde marcou presença no Show Safra com uma feira de comercialização, espaço dedicado à venda direta de produtos do setor, incluindo embutidos, sucos e frutas, fortalecendo o comércio local e incentivando o consumo sustentável.
(Com Ascom Prefeitura)