FLORI E FLUTO

Produção audiovisual ensina educação ambiental com plantas protagonistas

Produzida com apoio da Secel-MT, primeira minissérie de animação de Mato Grosso foi lançada no YouTube neste Dia das Crianças
(Foto: Divulgação)

publicidade

A primeira minissérie de animação de Mato Grosso, criada para o público infantil, foi lançada neste domingo, 12, no YouTube. Contemplada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) no edital Cinemotion de Produção Audiovisual – edição Lei Paulo Gustavo, a produção FloriFluto ensina educação ambiental para crianças com plantas protagonistas.

Neste Dia das Crianças, aconteceu a estreia do primeiro de quatro episódios da série que conta as aventuras de Flori e Fluto, duas plantas com habilidades especiais que viajam pelo cerrado brasileiro. Os próximos episódios serão disponibilizados semanalmente.

Flori, uma orquídea inteligente e comunicativa, é dublada pela atriz mato-grossense Eloá Pimenta. Enraizada no casco de um jabuti, ela tem a habilidade mágica de gerar qualquer flor que já tenha visto pelo mundo. Ao gerar as flores, Flori usa-as para atrair insetos e polinizar outras flores.

Fluto é um mini jatobá com raízes em forma de canoa, que adora se exibir e que consegue gerar frutos. Ele ganha a voz do renomado líder indígena e escritor Ailton Krenak, que aceitou o convite porque a mensagem da série está alinhada com seu discurso.

Leia Também:  Com origem europeia, festas juninas misturam devoção, comidas e danças

Juntos, Flori e Fluto descem o riacho Xuaxuá e, no caminho, encontram humanos que estão sofrendo por problemas ambientais causados por eles mesmos, como o calor excessivo por falta de sombra ou a ausência de animais polinizadores.

A minissérie de animação 2D mistura técnicas de desenho tradicional e digital com imagens reais de flores e frutos. A produção conta também com acessibilidade completa com legendagem, legendagem descritiva, audiodescrição e Libras (Língua Brasileira de Sinais) para os episódios.

FloriFluto foi criada e dirigida por Perseu Azul e conta com a direção de elenco de Oz Ferreira. Os dois são gestores da Cérberos Filmes, produtora audiovisual com sede na Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), que é a realizadora do projeto.

A canção da trilha de abertura foi composta por Cátia de França, conhecida por sua produção na música popular brasileira, indicada ao Grammy Latino 2024.

A minissérie FloriFluto tem classificação indicativa livre para todas as idades e está disponível no canal do YouTube: www.youtube.com/@FloriFluto

O edital Cinemotion de Produção Audiovisual

Leia Também:  MEC formaliza criação de campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

Com investimento total de R$ 16 milhões, o maior de todos os editais da Lei Paulo Gustavo em Mato Grosso está dando vida a uma série de produções mato-grossenses.

Na lista de longas-metragens contemplados estão os filmes de ficção “Cinco Tipos de Medo”, “Ensaio Sobre a Verdade”, “Mãe Bonifácia” e “O Menino que Carregava Água na Peneira”. A relação inclui ainda o documentário “Somos Tereza” e a animação “De amor e Liberdade”.

Além da animação FloriFluto, a seleção pública da Secel viabiliza também outras três minisséries: o documentário “Gente do Xingu”, e as ficções “Fica Perto” e “Portão do Inferno – Casos Arquivados”. (Fonte: Secel-MT)

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade