Com plenário lotado, a Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde realizou sessão solene na noite de quarta-feira, 9 de abril, para entrega do título Mulher Destaque 2025 a 40 mulheres luverdenses que se destacam em atividades profissionais, comunitárias e sociais no município. Neste ano, cada vereador teve a oportunidade de indicar até cinco mulheres para receberem a honraria.
Mantendo a tradição que vem sendo cultuada há vários anos, em que é concedida a uma vereadora a prerrogativa de presidir a sessão dedicada a homenagear as mulheres, o presidente da Casa, vereador Aírton Callai, passou a condução dos trabalhos à vereadora Nadir Santana, vice-presidente da Câmara Municipal.
“Cada mulher, ao constituir-se mulher, vem ao mundo com a resiliência. Precisa ser forte, firme, mas também delicada e amável. Cada mulher presente tem a força, a magnitude e o empoderamento necessário para vencer em um mundo cruel, que quer flores, mas muitas vezes nos atira pedras. Quem está aqui hoje é porque foi resiliente. Com certeza, você é um ser de luz e transforma sua realidade”, ressaltou a presidente da sessão solene ao se dirigir às homenageadas da noite.
Três ex-primeiras-damas do município se fizeram presentes à sessão, receberam presentes das mãos da vereadora Débora Carneiro e tiveram direito de fazer uso da tribuna. Ana Chupel Kothrade, Cleci Fátima Nunes e Rafaela Frizzo.
Dona Ana declarou-se feliz pela oportunidade e salientou que nos tempos difíceis em que atuou ao lado do marido [Werner Kothrade (In Memoriam), primeiro prefeito de Lucas do Rio Verde], procurou sempre fazer o seu melhor. “Façam sempre o melhor que puderem, procurem fazer as coisas certas, que vocês colherão os frutos”, aconselhou.
Cleci destacou o quão se sente honrada pela oportunidade que a vida lhe deu de atuar na ciência que é fazer política e encorajou as mulheres a participarem da política. “A sociedade requer que a mulher se atire para além da sua própria casa”, sublinhou ao enfatizar a importância da atuação feminina nas questões sociais, políticas e comunitárias.
Rafaela também se declarou honrada pela oportunidade de ter participado ao lado do marido em muitos projetos importantes, como o Programa Cuidar, e ratificou a importância da participação feminina na política. “A participação de mulheres em cargos de decisão não deve ser exceção, deve ser normal”, instigou.
Representando o Poder Executivo Municipal, o vice-prefeito, Joci Piccini, ressaltou que Lucas do Rio Verde é uma sociedade diferenciada e que, com certeza, o trabalho de muitas mulheres contribuiu para esta construção. “Precisamos que as mulheres se façam mais presentes em nossas instituições”, estimulou.
O vereador Airton Callai homenageou cinco mulheres ligadas ao CTG Sentinela da Tradição: Débora Bortolloti Gevehr, educadora e tradicionalista que preserva as raízes gaúchas em sala de aula; Roseli Lurdes Valter Hemkemaier, conhecida por seu acolhimento na comunidade e no Serviço de Animação Vocacional SAV; Silvia Bassani Segat, vice-patroa do CTG e engajada em ações sociais; Tatiana Mariani Barazetti, advogada que alia tradição gaúcha a projetos solidários; e Vanesa Moura Dutra, patroa do CTG e professora que integra cultura e empatia em iniciativas comunitárias.
A vereadora Débora Carneiro homenageou cinco mulheres que se destacam por sua atuação profissional e social em Lucas do Rio Verde: Ariane Pereira, especialista em cabelos crespos que promove a autoestima feminina através de seus salões e projetos sociais; Eduarda Alves, trancista profissional que valoriza a beleza afro e capacita outras mulheres; Jovani Willrich, agente comunitária de saúde que atua como multiplicadora de informações essenciais para a população; Juscilene Santos, integrante do grupo ‘Dorcas’ que presta assistência a pessoas em vulnerabilidade; e Talita Garcia, empresária e atuante em ações sociais em sua comunidade cristã.
O vereador Gilson Urso homenageou mulheres dedicadas ao desenvolvimento social em Lucas: Geni Santana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e promotora de arte-terapia; Joana Pinto, fundadora do projeto “Os Amigos das Crianças” e coordenadora do “Sopão Social”; Joise Jacometo, farmacêutica e atuante em pastorais católicas; e Milena Oliveira, pastora que auxilia na ressocialização de pessoas através da igreja.
O vereador Hélio Kaminski reconheceu mulheres de trajetórias marcantes: Carla Meller, empreendedora que transforma vidas através da beleza; a agricultora Lourdes Parizotto; Lourdes Cantoni, voluntária ativa em projetos sociais e hospitalares; e Rosa Cattani, empresária pioneira no transporte rodoviário local.
Mulheres do esporte e ação social foram as homenageadas pelo vereador Jackson Lopes: Andreia Cossulin, professora e uma das fundadoras do projeto “Nós Podemos Nadar”; Antônia Ferreira, agente comunitária e competidora de atletismo; Cristiane Tanaka, técnica da Seleção Brasileira de Atletismo; e Lourdes Rios, líder associativa e cultural, e que atualmente é secretária da Associação Os Amigos das Crianças e sócia da Sol Nascente Produções, a qual gerencia projetos culturais e comunitários.
O vereador Márcio Albieri enalteceu cinco profissionais luverdenses: Carla Martins, jornalista da Rádio Agro FM; Fátima Andrade, empreendedora do ramo de buffet e atuante em eventos sociais; Monica Testa, advogada e rotariana, integrante do projeto para plantio de árvores em Lucas e implantação da hemodiálise no município; Neusa Correia, assistente social hospitalar, além de voluntária na Casa Lar; e Suellem Nicoli, empresária imobiliária e rotariana.
A vereadora Nadir Santana celebrou mulheres transformadoras: Carmenúcia Martins, servidora penitenciária com atuação humanizada; Marcela Santana, advogada dedicada à ressocialização de detentos; Maria Suely, educadora e voluntária; Marizete Von Dentz, professora e pesquisadora; e Sirley Alves, merendeira e tecnóloga em alimentação escolar.
O vereador Dr. Nelsinho Hasegawa homenageou profissionais da saúde: Aline Domborowiski, enfermeira intensivista, que atuou na pandemia de covid-19; Isabela Ferreira, nutricionista hospitalar; Juliana Minuceli, enfermeira e ex diretora-executiva do Hospital São Lucas; e Neiva Schrêiner, técnica de enfermagem também com atuação na pandemia de covid-19.
Já o vereador Wlad Mesquita destacou empreendedoras e líderes: Angélica Costa, química e empresária do café; Daniela Costa, criadora do projeto Team ELA; Daniela Oliveira, fisioterapeuta especializada em realibitação infantil e pastora; e Francisca Santos, figura materna para a comunidade.
A homenagem
O Projeto de Decreto Legislativo nº 03/2025, que concedeu a honraria, foi aprovado na sessão do dia 31 de março. A homenagem a cidadãs luverdenses que fazem a diferença com ações no seu bairro, profissão, na sociedade e na vida das pessoas é uma tradição que a Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde vem mantendo desde 2007. O título Mulher Destaque foi instituído por meio da Lei Nº 1372 de 06 de março de 2007, por iniciativa das então vereadores Marli Heldet e Cleci Nunes.
(Com Assessoria Câmara)
(Fotos: Ascom Câmara)